Somos uma Entidade que busca a cidadania e a qualidade de vida na população de Brasília Teimosa.

Seletiva Nacional Sub 20 Goiânia - GO



Campeão da seletiva nacional de judô sub-20 na categoria até 66kg, o pernambucano Gabriel Pinheiro, de 17 anos, desponta como nova esperança do esporte local. Mesmo lutando contra competidores mais experientes, ele levou a melhor e se garantiu no Campeonato Pan-Americano e, de quebra, ainda participará de treinos e competições na Europa. O estágio internacional será em maio na França e Ucrânia. O judoca ficará no Velho Continente por 22 dias. A principal meta de Gabriel é disputar os Jogos Olímpicos do Rio Janeiro, em 2016.
“Eu esperava ganhar a seletiva, mas não pensava que seria este ano. Já tenho um histórico de títulos, como o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano”, comentou o atleta, que disputou a seletiva pelo segundo ano consecutivo. Na categoria dele, participaram 58 atletas. Para as competições na Europa, o judoca terá de usar um quimono dentro das especificações da Federação Internacional de Judô. Será a primeira vez que ele viajará para o Velho Continente.
Apesar do sonho de chegar a uma Olimpíada, Gabriel vive o dilema de quase todos os atletas quando estão no ano do vestibular: priorizar o estudo ou o esporte? “Vou ter que dividir o meu tempo entre os treinamentos e competições e os estudos, já que quero ser juiz. Ainda não pensei em ter o judô como perspectiva para a minha vida”, confessou. O próximo desafio do judoca será o Brasileiro Região II, que será em João Pessoa, nos dias 14 e 15 de abril.
O caminho de Gabriel no judô começou aos sete anos. Os pais decidiram pela modalidade devido à disciplina. “Eu era um pouco bagunceiro na escola e minha mãe me colocou no judô para eu gastar energia. Acabou que eu tomei gosto e continuei”, afirmou o judoca, que treina de segunda até sexta-feira e ainda conta com o apoio de um personal trainer.
Na seleção brasileira, Gabriel será treinado por Henrique Guimarães, que foi bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, na mesma categoria do pernambucano. “Estou muito feliz com esta oportunidade e também ansioso. O mais importante será a convivência com Henrique Guimarães na seleção. Como técnico, sei que ele pode me ensinar muito e passar as experiências que teve como um dos maiores nomes da história na categoria 66kg”, comentou Gabriel.
“Os atletas se apresentaram bem, principalmente na parte física. O formato desta seletiva é para nos mostrar realmente quem está melhor e mais bem preparado para fazer parte da seleção brasileira. E o mais importante foi classificar um bom número de atletas que estão em seu primeiro ano na categoria sub 20”, afirmou Henrique.
(Fonte: Jornal do Commercio)

Comentários

Postagens mais visitadas