Somos uma Entidade que busca a cidadania e a qualidade de vida na população de Brasília Teimosa.

MUDANÇAS APLICADAS NO SISTEMA DE ARBITRAGEM NO CAMPEONATO MUNDIAL JÚNIOR EM PARIS

A partir deste campeonato as lutas serão arbitradas só pelo árbitro central, que contará com duas câmeras de apoio e uma comissão técnica que analisará a decisão do árbitro. O golden score manterá a pontuação que os atletas fizerem durante o tempo normal.
Dentro dos combates, a Federação Internacional de Judô (FIJ), em busca de uma melhor qualidade do judô competitivo, aboliu todos os ataques diretos com uma mão e com duas, com um braço ou com dois abaixo da faixa (quadril). Em resumo não se pode mais pegar na perna ou na calça do judogui abaixo do quadril. Os ataques abaixo da faixa só serão permitidos após uma combinação de golpe.
Pode-se, também, pegar nas pernas ou na calça para fazer um contra-ataque. Esses contra-ataques têm que respeitar os princípios do:
 - Go No Sen: Contra-ataque após a ação do adversário.
- Sen No Sen: Contra-ataque durante a ação do adversário.
Com as novas mudanças o Japão passeou pelos tatamis do estádio Pierre de Coubertin, sem o problema dos ataques nas pernas (Kata-guruma, Te-Guruma, More-Tegari), eles puderam aplicar suas técnicas preferidas como Uchi-Mata, Seoi-Nague e Ouchi-Gari.
Quando não conseguiam aplicar suas técnicas, aproveitavam para usar uma outra arma o Kumi-Kata (gola e manga), fazendo assim os adversários serem punidos por shido. Aliás, muitas lutas terminaram por punição: não sei se pelo fato das novas mudanças, mas é um fator que precisa ser avaliado.
Eu acredito que essas mudanças vieram para ficar, pois a FIJ vai aplicar essas novas regras já nos próximos Torneios Senior, (Abudabi, China, Korea, Japão). Após esses torneios será realizada uma avalição de todas as mudanças e irão oficializá-las à partir de janeiro de 2010.
Eu, pessoalmente, acho que os ataques não eficazes abaixo da faixa deveriam ser punido com Shidos.
Vai ficar na saudade não poder ver um bom Kata-Guruma várias vezes aplicado pelo nosso bicampeão mundial João Derly.



Até a próxima,


Fonte: website: http://www.judobrasil.com.br/
Sérgio Pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas