Somos uma Entidade que busca a cidadania e a qualidade de vida na população de Brasília Teimosa.

21/11/2011 às 15h57 - Brasileiros conquistam três medalhas em grande prêmio de judô em Amsterdã

Após conquistar cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, os judocas brasileiros buscam agora a chance de representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres no próximo ano. A delegação nacional disputou, no último final de semana (19 e 20.11), o Grand Prix de Amsterdã, uma das etapas do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô que conta pontos para o ranqueamento olímpico. O Brasil conquistou três medalhas: ouro, com Tiago Camilo e Maria Suelen Altheman, e prata, com Ketleyn Quadros.
Uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Ketleyn Quadros ficou com a prata após perder, por yuko, a disputa com a grega Iolietta Boukouval, medalhista de bronze no Mundial de Tóquio 2010. Com a medalha em Amsterdã, a judoca brasileira deu mais um passo em direção à conquista olímpica: ela ocupa a 24ª posição e somou 180 pontos no ranking. Outro destaque do primeiro dia de competição foi Bruno Mendonça, que terminou com a quinta colocação na categoria até 73kg.
No domingo, mais vitórias brasileiras nos tatames: a delegação conquistou duas medalhas de ouro. A primeira veio com Tiago Camilo, na categoria até 90kg. No feminino, Maria Suelen Altheman também garantiu a primeira colocação ao derrotar a chinesa vice-líder do ranking mundial, Qian Qin, entre as peso pesado.
O Brasil encerrou o GP de Amsterdã com a terceira colocação no quadro geral de medalhas do evento, atrás apenas da Holanda, com quatro ouros e duas pratas, e da Mongólia, dois ouros, uma prata e três bronzes. Participaram da competição 401 judocas de 63 países. Garantem vaga nas Olimpíadas de Londres 2012 os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocados no ranking mundial.

Paula Braga
Ascom – Ministério do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas