Somos uma Entidade que busca a cidadania e a qualidade de vida na população de Brasília Teimosa.

Olimpíadas Escolares 2010

Olimpíadas Escolares e Universitárias: 22 cidades postulantes ao evento - 15/04/2010

Pelo menos 22 cidades são postulantes a sediar edições das Olimpíadas Escolares e das Olimpíadas Universitárias nos próximos dois anos. A postulação ocorreu nesta quinta-feira, dia 15, durante o Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares e Universitárias 2011/2012, realizado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro. Agora, estas cidades têm até o próximo dia 30 de abril para oficializar a intenção de ser sede dos maiores eventos do esporte estudantil brasileiro e, a partir daí, passar pela aprovação da candidatura e posterior escolha do COB.
Aberto pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o seminário contou com a presença de dirigentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, como Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Alaor Gaspar, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), além de 20 representantes de municípios brasileiros interessados em receber as competições. A plateia assistiu a palestras de Edgar Hubner, Diretor das Olimpíadas Escolares e gerente geral de Iniciação Fomento e Eventos do COB; Agberto Guimarães, gerente de esportes do Rio 2016 e gerente geral de desenvolvimento do COB; Christiane Paquelet, diretora do Departamento Cultural do COB; Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e vice-presidente da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e Rafael Gruenbaum, representante das Organizações Globo.
“A quantidade de cidades que demonstram vontade de realizar as Olimpíadas Escolares e as Olimpíadas Universitárias cresce a cada ano, assim como o evento, que está cada vez maior. É gratificante ver o auditório cheio de gente disposta a colaborar para o desenvolvimento social, promovendo a integração da juventude em torno do esporte”, elogiou Nuzman na abertura do seminário.
Além dos números do projeto que reúne anualmente 10 mil alunos nas etapas finais da competição (de 12 a 14 anos, de 15 a 17 anos e Universitárias), o COB apresentou temas como impacto financeiro e legado esportivo, além de outros aspectos positivos do projeto.
"Vinte e duas cidades já se declararam postulantes a candidata: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Poços de Caldas (MG), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Aracajú (SE), Campinas (SP) e Palmas (TO). Cada uma delas deve entregar até o próximo dia 30 um ofício assinado pelo prefeito da cidade ou o governador do estado. No caso das Olimpíadas Universitárias deve haver também a assinatura do presidente da Federação Universitária Estadual”, explicou Edgar Hubner. “Na fase seguinte, analisaremos as candidaturas para divulgar as cidades candidatas, para depois agendarmos e realizarmos as visitas de inspeção a cada uma das cidades”, completou Hubner.
Em sua apresentação, Agberto Guimarães reforçou a importância do esporte escolar para a consolidação de um país olímpico. “Através da pluralização do esporte em todo o Brasil, promovida pelo esporte escolar e acadêmico, podemos relacionar o projeto ao Rio 2016. As cidades sedes de edições das Olimpíadas Escolares e Universitárias terão a oportunidade de receber atletas das 205 nações filiadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que antes da disputa olímpica em 2016 farão suas aclimatações espalhados por todas as Regiões do Brasil”, previu Agberto.
Outro diferencial das Olimpíadas Escolares e Universitárias é a intensa agenda educativa e cultural que faz parte da programação do evento. “O COB, as Olimpíadas Escolares e as Olimpíadas Universitárias seguem à risca a orientação do COI, que aconselha que o esporte e a educação caminhem juntos. Por isso, além de todas as ações educativas que realizamos em cada edição, promovemos visitas a escolas da cidade sede. Os jovens alunos se aproximam ainda mais da atividade esportiva e comprovam que uma das funções do esporte e também educar”, reforçou Christiane.
“Receber uma edição das Olimpíadas Escolares foi o que de melhor poderia ter acontecido para a minha cidade. A exposição de Poços de Caldas (MG) na mídia, o turismo, as instalações esportivas, o aumento do número de praticantes de esporte nas escolas... Tudo melhorou. Receber esse evento só trouxe crescimento para a cidade e para a Região do Sul de Minas”, confirmou Carlos Alberto Santos, secretário de esportes de Poços de Caldas. A cidade mineira recebeu o evento em quatro oportunidades. Poços de Caldas foi homenageada com o Troféu Esporte e Juventude do COI, entregue na Cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico em 2008.
Em 2010 as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Fortaleza e Goiânia. As Olimpíadas Universitárias serão em Blumenau.

Comentários

Postagens mais visitadas